Contato: (24) 3323.4861 • 2106.1077
Siga-nos

Serviços

Há mais de oito décadas, a ACIAP Barra Mansa representa os interesses dos associados perante as instâncias públicas e vem buscando soluções para auxiliar empresários, como você, a alavancar sua empresa. Visando contribuir cada vez mais, criamos um portfólio de serviços para atender às necessidades dos seus negócios, oferecendo facilidades para os empresários e capacitação profissional para seus funcionários.Conheça como podemos contribuir através de serviços essenciais para o sucesso das empresas, com vantagens especiais aos associados.

Programa Empreender

 

O Empreender é um programa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), realizado em parceria com o SEBRAE, que visa organizar os empresários em núcleos setoriais, proporcionando o fortalecimento de micro e pequenas empresas com o aumento da rentabilidade, melhoria nos processos de gestão e a organização do setor produtivo. O programa incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizando os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, além de desenvolver lideranças empresariais por meio da criação de núcleos setoriais. Em Barra Mansa, os núcleos contam com a estrutura e o forte apoio da ACIAP BM e do Escritório Regional do Médio Paraíba do SEBRAE/RJ para realizarem diversas ações.

Com o auxílio da consultora Flávia Resende, cujo papel principal é moderar as reuniões, os empresários de um mesmo ramo de atividade se reúnem periodicamente em nossa sede, identificando problemas e necessidades em comum e buscando as formas mais viáveis para solucioná-los, além da troca de informações e experiências na busca de soluções conjuntas aos negócios. As soluções são identificadas e executadas pelos próprios empresários.

Por meio do Programa Empreender, os empresários encontram nos supostos concorrentes, verdadeiros parceiros que passam a competir de forma positiva e saudável no mercado, com ganhos para a economia local através de iniciativas empreendedoras. Desse modo, os empresários abandonam a imagem de concorrência e passam a ter visão de parceria, no qual o concorrente torna-se um cooperador para seu negócio com um diferencial: todos ganham!

Além da difusão da cultura associativista, o Programa Empreender desenvolve ações como:

·      Palestras, cursos, seminários e congressos específicos para o setor;

·      Compras e vendas conjuntas, para melhorar a relação custo-benefício;

·      Consultoria tecnológica, mercadológica e gerencial a custos menores;

·      Exercício de lobby através da ACIAP BM, ou seja, a capacidade de usar a força da coletividade para que os interesses da classe empresarial sejam ouvidos e considerados pelas instituições e pela sociedade;

·      Treinamentos (qualificação de mão-de-obra) a custos menores;

·      Feiras, eventos municipais e rodada de negócios;

·      Promoção/ divulgação;

·      Parceria com fornecedores;

·      Registro de marcas;

·      Acesso a crédito;

·      Ampliação de mercados e fortalecimento do segmento;

·      Realização de marketing de rede;

·      Facilitação nas relações entre empresários e fornecedores;

O Empreender atende a uma exigência da economia moderna, que é a capacitação e a consolidação das micro e pequenas empresas, permitindo que estas busquem soluções que dificilmente conseguiriam se atuassem de forma isolada. O Programa promove o aumento da competitividade das empresas beneficiadas pelo projeto, por meio do associativismo e organização setorial. No Brasil, o Empreender funciona há mais de 20 anos e conta com mais de 3 mil núcleos espalhados por todas as regiões, abrangendo 840 municípios e mais de 45 mil empresários de todos os setores. O Programa já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

As micro e pequenas empresas que participam do programa têm obtido resultados significativos, aumentando as vendas, reduzindo custos, melhorando processos, ampliando mercados. Como consequência, o Empreender tem reduzido à taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas – que em alguns casos chega a cerca de 60%, a depender da região e do setor – e contribuído para a geração de emprego e renda no país.

Atualmente, a ACIAP BM vem trabalhando os seguintes núcleos setoriais, criados através do Programa Empreender:

·      VETSUL – Núcleo de Médicos Veterinários do Sul Fluminense;

                    

·      Polo Gastronômico de Barra Mansa;

                      

·      Produtores orgânicos.

 

Para mais informações sobre os núcleos setoriais formados e sugestões para grupos a serem desenvolvidos, entre em contato com a consultora Flávia Resende através do telefone (24) 98814-3068 | flavinharesende@gmail.comou preencha o formulário abaixo que retornaremos seu contato.

Entre em contato conosco