Contato: (24) 3323.4861 • 2106.1077
Siga-nos

Institucional

A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa é uma das mais antigas associações comerciais do estado, filiada a FACERJ - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro - e uma das mais antigas entidades representativas de Barra Mansa. Desde 1933, quando foi idealizada por Raphael Levy Miranda, atua para promover a competitividade empresarial, a melhoria do ambiente de negócio e da qualidade de vida da população barramansense, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ao longo de sua história, vem acumulando experiência e credibilidade ao identificar, debater e defender os interesses de munícipes e empresas.   

Sua fundação ocorreu após a realização de uma Assembleia Geral presidida por Elias Jorge Geraidine – a pedido de Raphael Levy Miranda – em 03 de Setembro de 1933. A primeira reunião de trabalho ocorreu no dia 24 de Outubro de 1933, presidida pelo presidente eleito Flávio Miranda Gonçalves, que deu início ao objetivo de atuar no desenvolvimento socioeconômico de Barra Mansa. Na primeira reunião da Diretoria Executiva consta em ata a remoção do pátio de manobras.

Quatro anos após a fundação da Entidade foi inaugurado o prédio próprio na Avenida Domingos Mariano, n° 196, na gestão do presidente Lucien Régnier. O terreno foi doado por Manoel de Sousa Soutello que sabendo dos objetivos da ACIAP-BM, não hesitou em doar a área onde está construído o prédio da entidade. Numa grande união de esforços, foi lançado o movimento buscando a captação de recursos para a obra. Um livro caixa foi devidamente preparado, as doações foram sendo registradas e as obras começaram, sob a orientação do construtor João Klotz. Poucos meses depois, o sonho se concretizava: estava erguido o prédio da ACIAP-BM. A festa de inauguração aconteceu no final de dezembro de 1937 e a primeira reunião de trabalho na sede própria foi no dia 10 de janeiro de 1938. A última reforma do prédio, que preserva as características históricas, foi realizada em 2016 na presidência de Rafael Milton Teixeira Junior (2015-2017).


 

Nas décadas de 1930 e 1940, os diretores da entidade lutaram arduamente para o desenvolvimento da cidade. Sob a presidência de Myrtharistides Campbell (1936) e Lucien Régnier (1937|1938|1942), foram feitas as primeiras reuniões com os poderes públicos visando conceder atrativos para a vinda de grandes empresas. A primeira delas a se instalar na cidade, atraída pela grande bacia leiteira, foi a Nestlé, em 1937. No mesmo ano a Siderúrgica Barra Mansa e a Companhia Metalúrgica Barbará, Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, em 1940, Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941; e a multinacional Dupont, em 1949.

A instalação de uma passarela sob a linha férrea (1936), do Corpo de Bombeiros (1954), da Companhia Telefônica de Barra Mansa (1958), do CIEE (1983) e do SEBRAE (1996) são apenas algumas das conquistas da ACIAP-BM. A entidade também teve participação decisiva na instalação de mais varas no fórum da Comarca (1986), da Delegacia Legal (2004) e da Vara do Trabalho (2012), além da manutenção da Inspetoria da Receita Estadual. Na parte rural, foi a ACIAP-BM a responsável pela organização dos primeiros torneios leiteiros de Barra Mansa em distritos da época, como Quatis e Volta Redonda. Atualmente, continua contribuindo anualmente para a realização desses tradicionais eventos de nossa cidade.

A promoção de feiras empresariais no município também partiu da ACIAP-BM. A ‘Primeira Mostra de Indústria’ de Barra Mansa foi promovida no salão da entidade, em 1954, sob a presidência de Haroldo Carvalho Cruz. Em 2001, a Associação Comercial, presidida por Paulo Fernando Monteiro Pinto, organizou a III Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense) e as edições da Feconstrusul (Feira de Construção do Sul Fluminense). Além disso, se orgulha por ser o embrião de diversas outras entidades empresariais e sociais, como CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Rede AVERJ, ABH (Academia Barramansense de História) etc.

Em 2004 a entidade ingressou com uma ação coletiva em prol de seus associados visando a redução da alíquota de ICMS. A ação foi transitada e julgada e com isso, diversas empresas associadas que aderiram à ação coletiva passaram a contribuir com um percentual reduzido da alíquota de ICMS nas contas de energia e telefonia de qualquer concessionária.

Em 2007, visando uma educação empreendedora aos jovens barramansenses, a ACIAP-BM iniciou a busca pela inserção do empreendedorismo na grade curricular dos alunos da rede municipal através de um convênio entre o SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Barra Mansa. Atuando como intermediária, o convênio foi firmado em Fevereiro de 2015 e incentiva alunos a buscar o autoconhecimento e novos aprendizados, além do espírito de coletividade proporcionando a capacidade de identificar oportunidades de inovações mesmo em situações desafiadoras.

Recentemente atuou na revogação da Taxa Única de Serviços Tributáveis da Receita Estadual; nos problemas de agendamento no Detran de Barra Mansa; ao apoio irrestrito para a instalação do Parque Tecnológico do Sul Fluminense; na solicitação de manutenção das estradas vicinais do município através de projetos do governo do Estado; a proposta de mudança de categoria da Floresta da Cicuta localizada 85% em nossa cidade; a reativação do Conselho Comunitário de Segurança; reajuste de água, sendo a única entidade a votar contra no Conselho Deliberativo; apoio as empresas que tiveram seus benefícios concedidos através do PSE - Programa de Suporte Empresarial - e posteriormente cancelados pela PMBM; idealizadora do CODEC-BM – Conselho de Desenvolvimento de Barra Mansa; participação ativa em diversos Conselhos Municipais da cidade, campanhas no comércio local etc.

Todos os fatos foram fundamentais para que Barra Mansa se tornasse a cidade que é mesmo com tantas demandas ainda existentes. O fato é que, para falar sobre a atuação da ACIAP-BM, é impossível não relembrar histórias tão marcantes e participativas como as descritas acima e tantas outras.

A ACIAP-BM está cada vez mais consciente do seu papel e empenhada em atuar na direção correta, de acordo com as demandas dos associados, estando em consonância com sua missão, que é representar e defender os interesses da classe empresarial e do município de Barra Mansa.

“SOMOS FORTES PORQUE ESTAMOS JUNTOS!”