Contato: (24) 3323.4861 / 2106.1077
Siga-nos

Diretoria da ACIAP BM recebe secretários municipais

Notícias - 16/10/18
A ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) recebeu, na noite da última segunda-feira, dia 15, seis secretários municipais para tratar de assuntos pertinentes ao setor produtivo do município. O encontro aconteceu durante a reunião semanal da diretoria da entidade e contou com a presença de Alberto Carneiro, secretário de Habitação; Everton Rezende Costa, secretário de Fazenda; Vinícius Ramos, secretário de Governo; Agnaldo Raimundo, secretário de Desenvolvimento Econômico; Eros dos Santos; de Planejamento Urbano; e Carlos Roberto de Carvalho, secretário de Meio Ambiente.
 
O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da ACIAP BM, Flávio Lourenço Brandão, e discutiu, entre outros assuntos, o Programa de Suporte à Empresa (PSE) vigente no município. "Nosso objetivo como entidade representativa é nos colocar à disposição para orientar e direcionar os empresários que já solicitaram o benefício fiscal. Para isso, solicitamos à prefeitura que nos forneça a relação das empresas que já postularam a concessão do PSE para que possamos contatá-las", explicou Flávio.
 
Em nome do executivo da cidade, o secretário Everton Rezende Costa se comprometeu a disponibilizar à ACIAP BM as informações solicitadas. Ele aproveitou, ainda, para informar que o novo sistema de emissão eletrônica de alvarás estará em funcionamento em breve.
 
"O modelo está pronto, em fase de verificação e, em menos de 30 dias, será implantado. Queremos desburocratizar a secretaria de Fazenda e facilitar o processo de formalização de empresas. Os microempreendedores individuais, por exemplo, se estiverem com toda a documentação correta, poderão se formalizar e já sair com o alvará em apenas um dia", garantiu o secretário de Fazenda.
 
Outro ponto discutido na reunião foi o uso de áreas ociosas no município. De acordo com Leandro Amaral de Albuquerque, tesoureiro da ACIAP BM, o alto preço dos terrenos na cidade torna inviável a instalação de novas empresas no município. "Infelizmente, a realidade é que, quem tem terras em Barra Mansa, as coloca a venda por valores absurdos, o que faz as pessoas escolherem por empreender nas cidades vizinhas", relatou o empresário.
 
Os presentes concordaram que é preciso tornar a cidade mais atrativa para potenciais empreendedores. Para isso, o secretário de Governo, Vinícius Ramos, sugeriu uma nova reunião para discutir especificamente a questão das áreas de desenvolvimento.
 
"Precisamos trabalhar juntos em um projeto que torne esses terrenos mais acessíveis para o empresário. Uma opção é tentar dialogar com os grandes proprietários das áreas de interesse e buscar um acordo", disse o secretário.
 
A sugestão foi acatada pelo grupo e um novo encontro será marcado para o próximo mês. "Agradecemos aos secretários por se colocarem à disposição para ouvir e dialogar com os membros da ACIAP. A missão da entidade é atender aos anseios dos associados e isso passa pela provocação dos poderes públicos quanto ao desenvolvimento econômico", finalizou Flávio.