Contato: (24) 3323.4861 / 2106.1077
Siga-nos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico firma parceria com ACIAP-BM

Notícias - 21/02/18

União proporcionará aos artesãos cadastrados na prefeitura diversos benefícios como mensalidade de associação à Aciap com preço diferenciado, cursos profissionalizantes pelo Sebrae, estrutura burocrática para atendimento e assistência de marketing

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, assinou nesta quarta-feira, dia 21, uma carta de intenção de parceria com a ACIAP (Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa). A união proporcionará aos artesãos cadastrados na prefeitura diversos benefícios como mensalidade de associação à Aciap com preço diferenciado, cursos profissionalizantes pelo Sebrae, estrutura burocrática para atendimento e suporte e assistência de marketing.

Através da parceria entre os dois setores, os 300 artesãos cadastrados poderão se associar à ACIAP com uma mensalidade diferenciada de R$ 10. Depois de associado, os artesãos terão direito a diversos benefícios, entre eles, cursos profissionalizantes em conjunto com o Sebrae. Esses cursos terão como objetivo a capacitação dos artesãos em empreendedorismo, gestão empresarial, acesso a mercado e prepará-los para a Flumisul, que será realizada no segundo semestre. Serão duas turmas com média entre 25 e 30 participantes. As atividades começam em março e as datas serão definidas em conjunto. Os interessados devem se dirigir a Sede da Aciap situada à Avenida Domingos Mariano, 196, Centro, munidos da carteira do artesão e documento de identidade. As vagas para os cursos são limitadas.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, destaca que a parceria com a Aciap-BM proporcionará ao artesão barra-mansense uma profissionalização e melhoria na qualidade do item confeccionado. "Com esse programa de capacitação, muita coisa vai mudar na perspectiva do artesão, principalmente em relação à criatividade e inovação para criar novos produtos. Essa é uma causa que foi abraçada pelo prefeito Rodrigo Drable e vamos continuar investindo para a economia local cresça cada vez mais", afirmou.

A gerente de Turismo da Secretaria, Bella Santos, afirma que os cursos conduzirão os participantes para a profissionalização, incentivando o empreendedorismo e a inscrição como MEI (Microempreendedor Individual). "Nossa intenção é colocar nossos artesãos no mesmo patamar dos demais, para que se decidam se querem se cadastrar como MEI e se sintam mais preparados para o mercado", completou.

O diretor social da Aciap, Bruno Paciello, contou que a parceria começou a ser discutida ainda em novembro quando as artesãs puderam expor seus produtos nas lojas do Shopping Figorelle. "Em novembro de 2017, vislumbramos a necessidade de desenvolver a atividade de artesanato com o objetivo de fomentar a economia local. Conversamos com o Sebrae e desenhamos juntos uma parceria para proporcionar aos artesãos diversas capacitações que, com certeza, vão trazer aumento de vendas e renda", afirmou.

A presidente da Aciap, Denyse Singulani, declarou que o objetivo é fomentar o artesanato de forma integrada. "Como os artesãos estão reunidos dentro do mesmo segmento, a possibilidade de troca de experiências é muito rica. Eles poderão perceber que as dificuldades podem ser as mesmas e trabalhar coletivamente pode ajudar. O objetivo da ACIAP BM, enquanto setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural e promove a melhoria da qualidade de vida, é ampliar a geração de renda e postos de trabalho. Ficamos muito felizes com essa parceria e temos a certeza que a cidade vai colher bons frutos", finalizou.

As artesãs Julia Vieira da Silva e Maria Dirlene Fagundes aprovaram a iniciativa de parceria e confirmaram que os cursos serão de grande importância para a capacitação profissional delas e de outras artesãs no município. "Essa parceria com esses benefícios era tudo que a gente precisava, com certeza vai melhorar a qualidade do nosso produto e a capacidade de gerir o próprio negócio", afirmou a professora aposentada e artesã Julia Vieira da Silva.

 

Fotos: Chico de Assis