Com menos feriados prolongados, comércio aposta em recuperação este ano
Com a previsão de poucos feriados prolongados, 2022 se apresenta como o ano da recuperação para o comércio. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a perspectiva é a melhor registrada dentro dos últimos oito anos, pois, com poucos feriados prolongados, as datas não devem prejudicar os negócios.
Dos nove feriados nacionais previstos, apenas Tiradentes (21/04) cairá numa quinta-feira, com a possibilidade de emenda na sexta. A Páscoa, em 15 de abril, vai cair numa sexta; o 1º de maio, Dia do Trabalho, será num domingo; e 7 de setembro e 12 de outubro cairão numa quarta-feira.
Com os feriados prolongados de 2021, a CNC aponta que os varejistas deixaram de vender aproximadamente R$ 22 bilhões. Os prejuízos levam em conta a redução da atividade econômica nos feriados e os maiores custos de operação nos dias de descanso. Os setores mais impactados foram os supermercados, setores de vestuário e o comércio automotivo.
Com menos emendas em 2022, este número deve cair para R$ 17,25 bilhões, uma redução de 22%.
A empresária Maria Graça Fernandes Marcelino, que atua no segmento de moda feminina, fala da expectativa para este ano. “Em 2022 teremos uma grande vantagem sem emendas de feriados. Quando isso acontece, interrompemos os nossos trabalhos e o prejuízo é muito grande. Para este ano, esperamos dar continuidade na recuperação que iniciamos em 2021”, disse a empresária, ressaltando que o avanço da vacinação e a conscientização das pessoas em relação às medidas de prevenção contra a Covid também vão ajudar no processo de recuperação do comércio.
Para atrair os consumidores, além de vitrines bem montadas, as lojas de Barra Mansa estão oferecendo descontos e condições diferenciadas de pagamento.