Contato: (24) 3323.4861 / 2106.1077
Siga-nos

MetalSul se reúne com a secretária de Desenvolvimento Econômico para discutir demandas do setor

Notícias - 28/07/21

A MetalSul, representada pelo seu presidente Jairo Rodrigues e pelo diretor da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (ACIAP-BM), Manoel Duarte, se reuniu com a prefeitura de Barra Mansa, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, para discutir o fomento do setor Metal Mecânico na cidade.

Na reunião, foram discutidos os regulamentos já vigentes da Lei Estadual 8.960/20 e da Lei Estadual 8.960/20, que estabelece regime diferenciado de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para indústrias do setor metal mecânico instaladas no estado, como também demandas de fomento para a cidade, a fim de ajudar a parte industrial a se desenvolver cada vez mais.

As medidas visam à redução da carga tributária das empresas do setor e, na prática, indústrias que aderirem ao benefício terão aumento de competitividade perante os estados concorrentes, como Minas Gerais e São Paulo. Desta forma, também há a expectativa de que empresas que comercializam com as siderúrgicas locais sejam atraídas para instalarem suas fábricas no Rio de Janeiro.

Manoel Duarte, diretor da ACIAP-BM, afirmou estar muito satisfeito com o encontro. “Foi uma reunião que saímos com demandas que vão impulsionar o desenvolvimento econômico de Barra Mansa”. O Diretor também agradeceu a prefeitura. “A prefeitura, através do meio ambiente e desenvolvimento econômico, não mede esforços para fortalecer as empresas”.

O secretário de Desenvolvimento, Bruno Paciello, comentou que. “A secretaria de desenvolvimento se colocou à disposição para o melhor entendimento das demandas do MetalSul. Para que com isso possamos fomentar cada vez mais as industrias no nosso município.”

O secretário de Meio ambiente, Vinicius Azevedo, falou a respeito. “O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) baixou uma resolução que fala da dispensa de demarcação de  faixa marginal quando a área de interesse está entre o logradouro público e o curso d’água. E debatemos também a questão do projeto de regularização fundiária na margem dos rios Barra Mansa, Paraíba do Sul, Bocaina e Bananal, entendendo que hoje as grandes maiorias das indústrias estão em áreas ribeirinhas.”