ACIAP-BM recebe secretário de Meio Ambiente para falar sobre poluição no Córrego Carioca e Rio Bocaina

Notícias - 23/02/21

Os diretores da ACIAP-BM receberam na noite desta segunda-feira (22), a visita do secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo. Preocupados com o vazamento de chorume que provocou poluição do Córrego Carioca e mortandade de centenas de peixes, os representantes da entidade conversaram sobre as causas e medidas adotadas pelo governo municipal para evitar que o problema se repita.

Moradores da Rua José Gonçalves Rebollas, no bairro Siderlândia, fizeram denúncia de que havia muitos peixes mortos no Córrego Carioca, no dia 1º deste mês. Após guardas ambientais irem ao local e constatarem o fato, equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma análise mais profunda sobre o caso.

“Vimos que havia peixes mortos na bacia do Córrego Carioca, onde está instalada a empresa Orizon, antiga Foxx Haztec – responsável pelo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) no local. Após vistoria na Estação de Tratamento de Chorume (ETC), foi verificado que a saída de água permeável da emrpesa não estava operando dentro do padrão; apresentando mal cheiro e água, que deveria estar translúcida, com coloração escura. Esse líquido chegou ao Córrego Carioca e ao Rio Bocaina, afluente do Rio Bananal; provocando a mortandade dos peixes. Fomos muito criteriosos para descartar outras possibilidades”, destacou o secretário.

Questionado pela diretoria da ACIAP-BM sobre as medidas adotadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Vinícius disse que foi aplicada multa ambiental de R$4 milhões ao CTR. “A multa foi baseada no resultado das amostras de água coletadas no Córrego Carioca e fundamentada no artigo 61, do Decreto Federal 6.514, de julho de 2008, que determina multa variável entre R$ 5.000,00 e R$ 50 milhões a quem causar poluição de qualquer natureza”, explicou.

Além disso, o CTR recebeu multa administrativa de R$1,9 milhão por não cumprir o prazo para instalar uma Estação de Tratamento de Chorume no local. Outras irregularidades observadas pela Secretaria de Meio Ambiente foram: receber mais resíduos do que tem permissão para receber, operar numa fase nova sem licença, entre outras.

MEDIDAS

Além das multas aplicadas, o secretário informou aos diretores da ACIAP-BM o que seria ideal para evitar que episódios como esse ocorram novamente. “Uma das Soluções seria deixar só os resíduos sólidos urbanos; proibindo que o local recebesse resíduos de aciaria, auto forno, siderúrgicos diversos que, teoricamente, é resíduo chamado de Classe 2, mas tem coisa ali que pode ser até perigosa”, sugeriu Vinícius.

O Inea (Instituto estadual do Ambiente), que é o órgão licenciador do CTR,  foi ao local no dia seguinte e disse não ter encontrado nada.

“Temos todos os registros e análises do que observamos e coletamos no local. Possivelmente o Inea não encontrou nada porque choveu à noite e a concentração da bacia é pequena; levando tudo embora. O chorume é altamente solúvel em água”, concluiu o secretário.

DENÚNCIAS

Casos como o ocorrido no Córrego Carioca e Rio Bocaina podem ser informados à Secretaria de Meio Ambiente através do Disque Denúncia (24) 99923-7641 - WhatsApp.