Reabertura do comércio em Barra Mansa é pauta de reunião entre entidades empresários e políticos

Notícias - 03/04/20

A ACIAP-BM, junto com o CODEC, CDL-BM e Sicomércio, se reuniu com o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro e com o vereador Wellington Pires. A pauta da reunião foi discutir a reabertura do comércio, que está fechado desde o dia 21 de março.  Segundo o último decreto do prefeito Rodrigo Drable, o comércio deve ser reaberto no dia 13. Os empresários solicitaram apoio do deputado para conquistas de medidas que aliviem o impacto de pagamentos de salários e destacaram a importância de prazo maior para pagar ICMS e impostos federais.

Os empresários disseram que a situação econômica pode se agravar nas próximas semanas se os estabelecimentos continuarem fechados. Destacaram que demissões acontecerão inevitavelmente e muitos empresários não terão caixa para manter impostos e pagar aluguel. “Estamos vivendo o reflexo dessa pandemia e toda essa situação inédita de isolamento. Sabemos que o zelo com a saúde dos cidadãos é necessário e reconhecemos o grande trabalho que as esferas governamentais têm feito para esse cuidado. Mas o que pedimos são auxílios que promovam um equilíbrio diante deste cenário. Isso implica a sobrevivência das empresas e dos empregos”, explicou Leonardo dos Santos, presidente da CDL BM. Ele e os demais representantes das entidades, defendem a abertura das lojas em horários que provoquem menos aglomeração no transporte público e menor movimentação dentro dos estabelecimentos.

Foi entregue ao deputado Marcelo Cabeleireiro um documento com os pleitos da cidade. Marcelo frisou que o funcionamento de cada cidade é determinado pela prefeitura e o Governo do Estado não tem autonomia para decidir. Marcelo se comprometeu a defender a classe junto ao Estado, mas voltou a ressaltar que precisa da colaboração dos prefeitos. “A saúde tem sido prioridade no momento, mas a economia não pode ser deixada de lado, afinal, encontramos no comércio uma forma de suprir necessidades básicas. Entendo que os governantes não podem levar tudo a ferro e fogo, é preciso ter bom senso para lidar com essa situação, pois não podemos perder mais empresas e empregos”, ressaltou Marcelo Borges.

O vereador Wellington Pires se dispôs a articular com a Câmara um projeto de lei proposto pelas entidades para regulamentar o funcionamento do comércio local durante o período de pandemia do coronavírus. Para o presidente da CDL, Leonardo dos Santos, um dia de trabalho já faz muita diferença para os empresários. “Sabemos que o governo tem trabalhado com ações para diminuirmos os impactos na saúde, mas temos muita preocupação com a economia também”, ressaltou.

Wellington é favorável a todos os cuidados com a saúde, mas defende também que as lojas voltem a funcionar em horário reduzido, preferencialmente na parte da tarde, e com medidas restritivas para evitar aglomerações. “Precisamos encontrar alternativa para colocar a economia local para funcionar ainda que seja de forma restritiva, disponibilizando álcool em gel para os clientes, uso de máscaras e luvas para funcionários. Mesmo abrindo parcialmente, as vendas não serão como antes, mas certamente ajudará no pagamento das contas básicas”, ressaltou Wellington Pires.

As entidades informaram que estão solicitando a suspensão do envio de débitos ao protesto em cartório e estudando a compra de cerca de dez mil itens de proteção, como máscaras e álcool gel, para distribuir aos comerciantes, como maneira de auxiliar a reabertura dos estabelecimentos seguindo todas as normas e orientações do Ministério da Saúde.

Fonte: A voz da cidade