ACIAP BM recebe apresentação do Quinteto de Metais do Música nas Escolas

Eventos - 23/07/19

Quem passou pela Avenida Domingos Mariano na noite desta segunda-feira, 22, pode apreciar a apresentação do Quinteto de Metais do Projeto Música nas Escolas. O grupo se apresentou na sacada do prédio da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e executou clássicos internacionais e da MPB em um variado repertório, preparado especialmente para o III Festival Internacional de Música do município, que teve início no dia 14 de julho e segue até o dia 27.

"As duas apresentações na entidade foram um sucesso, pois conseguiram cumprir o objetivo de aproximar o público da música. As pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelo Projeto Música nas Escolas. E esse é um dos papéis da ACIAP BM, apoiar e divulgar os bons projetos realizados em Barra Mansa", enfatizou Bruno Paciello, presidente da ACIAP BM, lembrando que a primeira aparição do grupo musical na sacada foi no dia 15 de julho.

O Quinteto de Metais encantou as pessoas que passavam pelo Centro da cidade. Apaixonada por música, a pianista Rosângela Pasquinelli, ressaltou a importância da iniciativa. "Às vezes, nós que somos músicos ficamos muito esquecidos. Por isso, ações como essa são fundamentais para divulgar os profissionais e os projetos que são realizados na cidade. Eu adoro música e procuro não perder as apresentações, que estão muito bonitas. Certamente, no próximo ano os espetáculos externos serão aprimorados e ficarão ainda melhores", disse a pianista.

Para o percussionista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e assessor de produção do festival, Adelmo da Cunha Machado, as novidades adotadas na terceira edição do evento foram muito positivas. "Os concertos acontecem diariamente e estão sendo muito bons para aproximar o público da música, além de ser uma oportunidade para a orquestra presentear a cidade com repertório de qualidade e muita diversão. Estamos levando para as ruas instrumentos como violino e contrabaixo acústico, quebrando o paradigma de que orquestra deve se apresentar somente em lugares fechados. E a recepção do público está sendo excelente", afirmou Adelmo.

O III Festival Internacional de Música de Barra Mansa reúne mais de 25 músicos consagrados em nível nacional e internacional. As apresentações são gratuitas e acontecem em diferentes pontos do município. Haverá aulas com músicos de cinco nacionalidades diferentes para cerca de 400 alunos já inscritos. Entre os artistas que se apresentam no festival estão o violinista israelense Shmuel Ashkenasi e o oboísta brasileiro Alexandre Barros. O evento conta ainda com a Oficina de Música Popular, ministrada por Fernando Deddos. Os alunos se apresentarão no dia 25 deste mês, às 20h, no Sesc, no bairro Ano Bom.

Roteiro Gastronômico

Além das apresentações em diferentes espaços na cidade, o III Festival Internacional de Música de Barra Mansa teve outra novidade: o roteiro gastronômico.  Organizada pela ACIAP BM, CDL BM (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio BM, a iniciativa aconteceu nos dias 19 e 20, no bairro Ano Bom, ocasiões em que os restaurantes ofereceram pratos, bebidas e sobremesas a preços especiais, acompanhados por apresentações de grupos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e artistas locais.

O presidente da ACIAP BM elogiou a iniciativa, que movimentou os estabelecimentos nos dois dias de realização. "O que era bom ficou ainda melhor. A união da música com a gastronomia tornou o festival ainda mais atraente e completo, fomentando a cultura e a economia da cidade", ressaltou Bruno.

O festival continua e a programação completa pode ser conferida no site www.barramansa.rj.gov.br. O evento é uma realização da prefeitura e da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, em parceria com o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC-BM), ACIAP BM, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL BM), Agência AM4 e Serviço Social do Comércio (Sesc-RJ), representando também o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e o Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio).

Fonte: Agência Dupla Criativa