Contato: (24) 3323.4861 / 2106.1077
Siga-nos

Base de cálculo do ICMS para setor da alimentação cai de 27 % para 4%

Notícias - 18/07/19

A redução de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)  anunciada para o setor de alimentação pelo governador Wilson Witzel nesta terça-feira, dia 9, vai beneficiar bares e restaurantes do estado. O decreto que reduz para 4% na base de cálculo do ICMS foi publicado no Diário Oficial no último dia 19. Um evento foi realizado na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, para comemorar a redução, que antes era de 27%.

 

"Para obter recursos, nós não podemos aumentar a carga tributária, que já está demasiada. O estado do Rio de Janeiro já tem uma carga tributária elevada", comentou o governador Witzel.  O vice-presidente de prestação de serviços da ACIAP-BM, Felipe Queiroz ressaltou que a carga tributária é um dos principais obstáculos para o setor produtivo.

 

 “O Estado do Rio vem sofrendo há anos com uma política de ICMS que repele investimentos e a geração de empregos, além de dificultar a sobrevivência de muitos negócios. Foi tamanho o disparate de nossa política estadual de impostos que precisamos criar verdadeiras "blitz" aduaneiras nas divisas do Estado (as famosas barreiras fiscais das estradas) que tendem a isolar o Estado, aumentar preços e dificultar a circulação de dinheiro e produtos”, afirmou Felipe Queiroz.

 

Para o vice-presidente de prestação de serviços da ACIAP-BM, Felipe Queiroz, a nova lei vai favorecer o setor de alimentação de Barra Mansa. “Essa redução do ICMS para o setor de alimentação pode representar, além dos benefícios óbvios e diretos ao setor envolvido, um marco divisor na nossa política de impostos estaduais. Pois sinaliza uma tendência e uma "boa vontade" do poder público em rever o disparate tributário atual do Estado do Rio”, disse.

 

 

Roteiro Gastronômico pretende movimentar a economia

 

A redução do ICMS para o setor alimentício não é a única boa notícia para os empresários de Barra Mansa. Para fortalecer ainda mais o segmento, a ACIAP-BM idealizou o projeto intitulado ‘Roteiro Gastronômico’. O evento será realizado na sexta-feira e no sábado (19 e 20), envolvendo treze restaurantes localizados nas ruas Abdo Felipe e João Valiante, no bairro Ano Bom. Um cardápio especial foi desenvolvido para o evento, com um menu atrativo e um preço acessível. A infraestrutura do evento conta, ainda, com quatro palcos para apresentações musicais.

 

A Roteiro Gastronômico, promovido em parceria com a CDL-BM e o Sicomércio-BM, compõe o 3º Festival Internacional de Música de Barra Mansa e foi especialmente idealizado como aporte do evento para estimular o consumo em restaurantes e bares de Barra Mansa. O vice-presidente comercial da AC IAP-BM, Matheus Gattás, explica a origem da ideia de realizar um roteiro gastronômico na cidade. "Música e gastronomia é uma combinação mais que perfeita. Nossa intenção com a organização do roteiro foi aproximar mais ainda o festival de música e a população e, de quebra, fomentar a economia local", declarou.

 

O Roteiro Gastronômico tem início nesta sexta-feira, 19, às 18h. No sábado, dia 20, o evento tem início às 15. Os pratos variam entre R$ 21,90 e R$44,90. Confira os 13 estabelecimentos participantes: Casarão do Portuga, Escritório do Chef, Gente Fina, Yuu Sushi, Tira Gosto Boteco, Sensei Sushi, Brooklyn Pizza e Burger, Domino´s, Severo´s, IZU, Bro´s Burger, Sorveteria Sol e Neve e Bar Diretoria.