Barra Mansa lança programação do 3º Festival Internacional de Música

Notícias - 21/06/19

Entre os dias 14 e 27 de julho Barra Mansa respirará música. A cidade receberá 25 músicos internacionais e nacionais que participarão de apresentações e ministrarão aulas no 3º Festival Internacional de Música. Serão encontros, concertos, recitais e música de câmara, em grupos, quartetos, cameratas, banda sinfônica e orquestras, além do desfile da Banda Marcial no Centro da cidade.

Uma das atrações a subir ao palco é um dos principais nomes mundiais entre os violinistas, Shmuel Ashkenasi. Premiado nos concursos Tchaikovsky de Moscow e Rainha Elizabeth na Bélgica, o músico foi solista das principais orquestras do mundo e tem três indicações ao Grammy. Outros nomes importantes na programação é o violoncelista Mark Kosower, a violista Katharina Kang e o oboísta Alexandre Barros.

Em uma coletiva de imprensa realizada no Parque de Saudade, a comissão apresentou as ações do evento e pontuou a importância da educação musical para a realidade social da juventude do município.

- Serão dias incríveis, onde esses músicos e jovens do país todo se misturarão com os alunos de Barra Mansa e dividindo conhecimento. É maravilhoso ver a mudança sociocultural que o Festival proporciona aos nossos jovens", explicou o diretor geral do festival, diretor artístico do Projeto Música nas Escolas e Secretário de Educação, Vantoil de Souza.

Além do Vantoil, a coletiva contou com a presença do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Sebastião Raymundo, do diretor artístico do festival, Daniel Guedes, do assessor institucional do Centro Universitário Barra Mansa (UBM), Mario Sila, do gerente geral da unidade do Serviço Social do Comércio em Barra Mansa (SESC-RJ), Ilbwnni Rocha Vieira, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC-BM), Arivaldo Mattos e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Xisto Neto. Também acompanharam a coletiva a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Governo, Marcus Barros, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza e o vereador Elias da Corbama.

Abrindo a conferência, o Quarteto de Cordas apresentou obras de Vivaldi, Mozart, Carlos Gardel, Michael Jackson e do brasileiro Santino Parpinelli. A formação é feita por professores do Projeto Música nas Escolas. Elizeu Moreira e Luana Freitas no violino, Patrícia Souza na viola e Priscila Assumpção no violoncelo.

O festival têm uma estrutura de oferta de oficinas, palestras e apresentações. As aulas são ministradas pelos artistas convidados e contam com a presença de alunos internos, participantes do Projeto Música nas Escola e estudantes de música que foram escolhidos após inscrição no evento. Já os professores do projeto participarão de uma capacitação sobre formação para crianças em instrumento de cordas.

Já as apresentações são realizadas em diversos pontos da cidade, como o Salão Nobre do UBM e nos teatros do Sesc. Dentro do festival acontece também o III Encontro Brasileiro de Trompistas e IV Encontro Latino Americano de Trompistas.

O Prefeito Rodrigo Drable pontuou a importância do evento para a realidade educacional e econômico de Barra Mansa. "Nossas escolas estão envolvidas, nossos jovens estão fazendo música e temos uma orquestra que nos dá orgulho. São 20 mil alunos recebendo educação musical. O valor social é bem maior que o valor investido. A música é um dos atrativos para fomentar o turismo, mesmo o de curta duração".

O Festival Internacional de Música de Barra Mansa é uma ação da Prefeitura, através do Projeto Música nas Escolas, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Fundação Cultura e conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, o Centro Universitário de Barra Mansa - UBM e o Fecomércio, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC-BM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM).

Confira a programação:

Domingo 14/07

ABERTURA DO 3?? FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE BARRA MANSA

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – Cenas do Nordeste

17h - Espaço M

Segunda-feira 15/07

CONCERTOS PELA CIDADE

Grupos do Projeto Música nas Escolas

Terça-feira 16/07

GRUPOS PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

Camerata do Projeto Música nas escolas

19h UBM –  Auditório Professor Jaime Dantas