Presidente e ex-presidentes da ACIAP BM participam do 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER

Notícias - 12/12/18
Quase 600 pessoas lotaram o auditório da Unifoa, em Volta Redonda, na última segunda-feira, dia 10, para o 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER. O evento marcou o lançamento do plano de ação para a região Médio Paraíba e contou com a presença do futuro secretário estadual de Desenvolvimento Econômico; do diretor superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, além de prefeitos, gestores públicos e empresários.

A ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) foi representada, tanto no grupo LIDER quanto no evento, pela atual presidente DenyseSingulani e pelos ex-presidentes Arivaldo Corrêa Mattos, hoje presidente do CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), e Rafael Teixeira Júnior.
Na abertura do evento, Tristão destacou a importância do setor empresarial no desenvolvimento do estado. “Quem vai resolver o problema da economia é a iniciativa privada e não o Estado. Mas para isso precisamos ter um ambiente favorável para viabilizar negócios e vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou.

Cezar Vasques enfatizou o trabalho intenso do grupo LIDER durante este ano e agradeceu o empenho de todos, destacando que o plano regional do Médio Paraíba tem tudo para se tornar uma referência para o Brasil. “O trabalho do LIDER está totalmente alinhado com o que foi proposto, ou seja, conseguiu a unidade, a visão de futuro e a criação de uma agenda estratégica regional. Todos esses objetivos foram alcançados com louvor por este grupo. Os líderes estão unidos para tentar resolver problemas concretos e estão fazendo isso com a maior competência”, afirmou.

Construído desde outubro de 2017, a partir dos eixos Turismo, Educação, Mobilidade & Logística e Tecnologia, o trabalho é um planejamento para o desenvolvimento da região, que contou com a participação de cerca de 50 lideranças de diferentes segmentos, incluindo empreendedores, gestores municipais e gestores do terceiro setor, todos engajados e comprometidos para a concretização das metas propostas. Os 12 municípios abrangidos no plano são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Para viabilização do programa na região, teve papel fundamental a equipe do Sebrae/RJ.

Participante do planejamento de ações do eixo Turismo, Denysesalientou a importância do plano para o desenvolvimento da região. “Nós temos objetivos estratégicos e prioritários, com metas e prazos estabelecidos para implementação das ações até 2030. Nosso objetivo inicial éorganizar um calendário de eventos turísticos regional (gastrônomico, cultural, esportivo), identificar os produtos turísticos existentes (serviços) na região que estejam sendo pouco explorados e realizar uma apresentação dos produtos em vários eventos na região, entre outras ações”, contou.

Tanto Arivaldo quanto Rafael estão engajados no eixo de Mobilidade. Entre as ações previstas neste tema estão: a implantação de transporte ferroviário de cargas e passageiros no Médio Paraíba; atuação para acelerar o processo de implantação de pelo menos uma rota de passageiros ferroviários até 2025 e de duas rotas de trem turístico na região; a reativação do aeroporto de Resende e o desenvolvimento do projeto do Aeroporto Regional até 2025.

O LIDER - O LIDER é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reunindo líderes regionais com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa, que foi iniciado em outubro de 2017.

A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

Créditos: Agência Dupla Criativa