ACIAP BM sedia programa de aceleração de pequenos negócios

Notícias - 08/11/18
A ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) sediou, na noite da última segunda-feira, dia 05, o primeiro encontro de um programa de aceleração voltado para os micro e pequenos empreendedores da cidade. O curso, programado para acontecer em seis encontros, é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a aceleradora Theia, contando ainda com o apoio de três importantes entidades do município: a própria ACIAP BM, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e o Sicomércio.

Ao todo, dez empresas foram selecionadas, podendo levar até dois representantes. Segundo, Lucas Andrade, gerente do Catei (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual) da Prefeitura de Barra Mansa, o critério de seleção das empresas participantes levou em conta inúmeros fatores, dentre eles o comprometimento social e consciência ambiental do negócio.

"Queremos ajudá-los a aumentar seus lucros e impactar positivamente a sociedade barramansense ao mesmo tempo. Nosso sonho é que o setor produtivo da cidade seja referência em Negócios de Impacto Social e Ambiental. Para isso, a PMBM custeou os consultores e treinadores que vão lapidar esses empresários para que eles possam contribuir com a cidade", ressaltou Lucas.

De acordo com o sócio-fundador da Theia e um dos facilitadores do programa, Igor Ponchio, o projeto oferece aos participantes 18 horas de capacitação e seis horas de consultoria comportamental, de gestão e de marketing.

"Nosso objetivo é mostrar que é possível e, muitas vezes, necessário receber ajuda externa para o desenvolvimento de um negócio. Os empresários da região, muitas vezes sentem que fazer o empreendimento deslanchar é uma responsabilidade solo, quando, na realidade, existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a guiá-los e a carregar um pouco do peso da empresa", explicou Ponchio.

Para a microempreendedora individual Roberta Elisa Pires, o curso é uma oportunidade de levar o negócio da família um nível acima. Ela herdou do pai a empresa especializada em uniformes e, agora, têm a missão de expandir.

"Quando a responsabilidade de assumir o negócio surgiu, eu abri mão do meu emprego de carteira assinada para investir nele. Meus pais sempre mantiveram as coisas bem simples e até desorganizadas e, agora, cabe a mim estruturar melhor a empresa para podermos crescer. O programa de aceleração irá me ajudar com isso – vou ter a oportunidade de aprender coisas novas, montar o meu plano e descobrir a direção para qual devo levar a empresa", revelou Roberta.

Cada uma das três entidades apoiadoras irá sediar dois dos seis encontros. Para Denyse Singulani, presidente da ACIAP BM, é uma honra contribuir com a ação.

"Nós somos a Casa do Empreendedor e estamos sempre comprometidos em apoiar programas que visem o desenvolvimento econômico e humano em nossa cidade. Parte do motivo pelo qual os encontros acontecerão dentro das entidades é para que os empreendedores saibam que estamos aqui para auxiliá-los no que for preciso", finalizou Denyse.