CODEC BM se manifesta contrário à cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) em Barra Mansa

Notícias - 19/09/17

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC BM), formado por 10 instituições do município, protocolou nesta nesta terça-feira, dia 19, no gabinete do prefeito Rodrigo Drable e na Câmara de Vereadores, documento no qual se manifesta contrário à instituição da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) no município. Assinado pelos presidentes das entidades, o texto afirma que a criação de novos impostos, taxas, contribuições ou qualquer aumento de tributos é rechaçada pelo CODEC BM.

Além do manifesto, os conselheiros irão comparecer na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 19, para tentar convencer os vereadores a discutirem o projeto de lei com a sociedade antes da votação. “Somos contrários a qualquer aumento de tributos, mas estamos abertos ao diálogo para entender o problema e buscar soluções. No caso em questão, faltam informações oficiais e, por isso, defendemos maior discussão do tema antes da votação na Câmara”, argumentou Arivaldo Corrêa Mattos, presidente do CODEC BM.

O manifesto ainda solicita ao prefeito que envie ao Conselho documentos relativos ao custeio, manutenção, cronograma e plano estratégico para fazer frente às despesas com iluminação pública, bem como as medidas efetivadas pelo município visando a contenção de despesas. “Também gostaríamos de ter acesso a eventuais pareceres do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado que abordem o assunto. Segundo o governo municipal, estes órgãos estariam forçando a implantação imediata da COSIP e esse pedido é para entendermos melhor a urgência do tema sob esse aspecto”, afirmou Alberto dos Santos Pinto, presidente do Sicomércio BM e conselheiro do CODEC BM.

“Buscamos o desenvolvimento socioeconômico e acreditamos que o aumento de carga tributária municipal fará com que Barra Mansa perca competitividade. Temos consciência das dificuldades financeiras do município e, por isso, nos prontificamos desde o início dos trabalhos do CODEC BM a discutir e analisar junto com a prefeitura propostas para a grave situação financeira que atravessa nossa cidade. Instituir a COSIP sem uma discussão mais profunda com a sociedade só vai trazer prejuízos à população”, finalizou Xisto Vieira Neto, presidente da CDL BM e membro do Conselho.

Fazem parte do CODEC BM e assinam o manifesto as seguintes entidades: Sistema Firjan, CDL BM, ACIAP BM, Sicomércio BM, UBM, Sindicato Rural de Barra Mansa, Sulcarj, Sociedade Médica Barramansense, Sescon Sul Fluminense e OAB BM.