Diretores da ACIAP BM conhecem modelo de gestão de Maringá

Notícias - 15/08/16

Uma caravana formada por representantes de entidades empresariais de Barra Mansa e Volta Redonda visitou, no início deste mês, o município paranaense de Maringá. O objetivo foi conhecer de perto as ações implementadas pelo projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’. O presidente da ACIAP BM, Rafael Milton Teixeira Júnior; o vice-presidente Rodrigo Amorim; e o membro do Conselho Superior, Arivaldo Corrêa Mattos, representaram a Casa na visita ao lado de diretores das CDL´s de Barra Mansa e Volta Redonda, Sinduscon-SF; Metalsul, ACIAP VR, Sicomércio Barra Mansa e Volta Redonda, Sulcarj e Aescon.

A comitiva participou de uma série de palestras. Uma delas foi com o ex-presidente do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), José Carlos Valêncio. O grupo visitou ainda um polo industrial construído pela prefeitura, com toda a infraestrutura necessária para receber empresas. A comitiva também esteve no almoxarifado central da prefeitura. O local abriga um sistema inteligente que integra licitações e compras, gerando economia de milhões de reais.

“Trouxemos na bagagem muito aprendizado e a esperança de que é possível planejar e criar uma cidade que concilie desenvolvimento e qualidade de vida. É isso que queremos para Barra Mansa”, afirmou Rafael. Segundo ele, a participação das entidades foi fundamental para que o projeto desse certo na cidade paranaense. “O Codem reúne diversas entidades empresariais e sociais e atua acompanhando e cobrando o poder público. O envolvimento desses atores foi crucial para o sucesso do projeto”, ressaltou.

A comitiva conheceu ainda o Observatório Social de Maringá (OSM). A entidade é formada por um grupo de profissionais de diversas áreas que são movidos por um mesmo ideal e todos isentos de filiação político-partidária.  “A equipe do OSM se reúne uma vez por semana para traçar metas de trabalho, que são discutidas e avaliadas por vários integrantes. Toda e qualquer informação levantada pelo OSM ou por denúncias da comunidade são analisadas pelo Comitê Gestor antes de qualquer procedimento. Essas reuniões garantem a segurança e confiabilidade na tomada de decisão e divulgação dos resultados”, explicou Rodrigo.

De acordo com Arivaldo, a ideia é implementar em Barra Mansa o modelo de Maringá. “Queremos transformar nossa cidade em um lugar melhor para se viver. Por isso, as entidades empresariais de Barra Mansa, a exemplo das de Volta Redondas, estão se organizando. É um projeto de médio e longo prazo, que precisa do envolvimento direto do poder público. Nossa intenção é levar o próximo prefeito para conhecer o modelo de Maringá. Mas antes disso, vamos elaborar um documento para que todos os candidatos ao governo municipal se comprometam a participar do projeto”, afirmou Arivaldo.