Parceria entre Firjan SENAI e ACIAP-BM promove apresentação de projetos de inovação desenvolvidos por estudantes a empresários locais

Notícias - 25/11/21

Alunos da Firjan SENAI Barra Mansa apresentaram, no final da tarde desta quarta-feira (24/11), quatro projetos de inovação para empresários convidados pela ACIAP-BM (Associação Comercial Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa). O evento teve o propósito de servir como um preparo para a defesa de tais criações, já que no dia 15 de dezembro eles serão apresentados na cidade do Rio Janeiro, na etapa estadual do Inova Senai, uma iniciativa que reúne trabalhos voltados para a inovação, empreendedorismo, produtos e soluções para atender a demandas sociais diversas.

Para essa etapa, 15 trabalhos foram selecionados em todo o estado, dos quais quatro são de Barra Mansa, única cidade do Sul Fluminense representada na competição. As quatro equipes, compostas por três a cinco alunos, mostraram aos empresários os produtos criados a fim de obter destes uma visão de mercado sobre as inovações. Os projetos envolvem soluções para tratamentos de resíduos sólidos, operação de vigas, insumos para a construção civil e afiação de elementos cortantes.

A parceria com a ACIAP-BM busca integrar a representatividade da cidade com o fomento à inovação. “Ver a evolução dos alunos em trabalhar para solucionar problemas, em colaborar para a evolução das empresas, confirma o aperfeiçoamento que estamos fazendo para a formação deles no âmbito do desenvolvimento de novas tecnologias”, aponta Martha Rocha, pedagoga da Firjan SENAI Barra Mansa.

As equipes, que estavam acompanhadas por seu orientador técnico, Pedro Henrique de Oliveira, apresentaram os protótipos construídos e explicaram sobre as etapas do desenvolvimento dos produtos, respondendo a perguntas e recebendo orientações dos empresários. A ideia foi simular uma banca, nos moldes das que são realizadas na disputa, que contou com a participação do empresário do setor de Educação, Yukishigue Miki, dos diretores de Turismo e Educação da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) Líder Vale, Denyse Singulani e Fernando Vitorino, respectivamente, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Bruno Paccielo, do presidente do Conselho Superior da ACIAP-BM, Arivaldo Corrêa Mattos, e do presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás. Além deles, estiveram presentes também, acompanhando a apresentação, o diretor da ACIAP-BM, Manoel Duarte, e a diretora do Colégio Estadual Baldomero Barbará, Regina Dornas Messias.

“Gostaria de agradecer a presença de vocês em nossa casa, pelo empenho em levar o nome de nossa cidade ao Inova Senai e parabenizar pelos projetos apresentados hoje aqui. Embora tenhamos avaliado e dado sugestões, vocês também nos enriquecem com esses trabalhos. Um dos papéis da ACIAP-BM é discutir e defender o desenvolvimento e o futuro de Barra Mansa e vocês são esse futuro. Estamos de portas abertas para vocês e desejamos sorte nas próximas etapas pelas quais vão passar”, destacou Gattás.

O presidente do Conselho Superior da ACIAP-BM, Arivaldo Corrêa Mattos, que fez o convite das equipes para se apresentarem na entidade, também parabenizou os estudantes e profissionais envolvidos. “Ficamos encantados com os trabalhos apresentados e vimos nesse evento de hoje a oportunidade de mostrar esse resultado, a representatividade de Barra Mansa num projeto como esse. Quero também agradecer aos colegas que aceitaram o convite para formar essa banca, estamos aqui para apoiar vocês. Parabéns a todas as equipes e boa sorte nos próximos passos”, afirmou ele.

Ao final do evento, os participantes das equipes foram homenageados e receberam um certificado e uma lembrança das mãos dos componentes da banca.