Prepare-se para a Black Friday!

Notícias - 16/11/21

Prepare-se para a Black Friday

Vem aí a Black Friday, ocasião em que os consumidores aproveitam as promoções para adquirirem os produtos que desejam. O evento acontece sempre na sexta-feira, após o feriado de ação de graças dos Estados Unidos.  No Brasil, a edição deste ano está agendada para o dia 26 de novembro.

E a sua empresa, já está preparada para atrair os consumidores e aproveitar a data para alavancar as vendas? Algumas dicas do Sebrae podem te ajudar a aproveitar o melhor da data.

Confira abaixo!

BLACK FRIDAY NÃO É SÓ PARA PRODUTOS. É PARA SERVIÇOS TAMBÉM

Faça pesquisa com seus clientes para saber quais produtos/serviços eles têm interesse (vale perguntar para os clientes, analisar históricos de compras, checar na internet quais são os produtos mais procurados).

A OCASIÃO NÃO É APENAS PARA QUEIMAR ESTOQUE

Pense na data como uma forma de novos clientes experimentarem seus produtos e serviços e até mesmo para seus clientes conhecerem outros itens de seu mix.

VISUALIZE ESTRATEGICAMENTE QUAIS PRODUTOS/SERVIÇOS ESTARÃO EM OFERTA

Analise se possui uma margem para desconto, mas também o quanto esses produtos podem ser “portas de entrada” para incentivar uma primeira compra.

PREPARE SEU ESTOQUE

Negocie com seus fornecedores preço, prazo, entrega rápida, divulgação em conjunto ou até dropshipping (o e-commerce faz a venda e o fornecedor entrega em nome do comércio eletrônico).

PREPARE SUA EQUIPE

Treine os funcionários para o atendimento. Saber as características dos produtos, serviços e agilidade faz toda a diferença e ajuda a solucionar dúvidas para quem está comprando.

REVEJA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Decida se as ofertas valerão apenas para a data da Black Friday ou para a semana ou final de semana.

COMECE A DIVULGAÇÃO

Incentive seus clientes a se prepararem para a data. Divulgue em todos os canais que sua empresa possui (site, redes sociais, assinatura de e-mails, WhatsApp, comunicação dentro na loja física e fachada etc).

FAÇA CADASTRO DE TODOS OS CLIENTES

Isso acaba se tornando mais uma ferramenta para poder convidá-los para outros eventos (lançamentos, enviar novidades e promoções).

ANALISE OS RESULTADOS

Aprenda com os números, veja quais comunicações deram mais resultados, quais produtos/serviços tiveram maior saída e quais aqueles que os clientes pediram e não estavam na Black Friday, quais foram os acertos e quais erros podem ser aperfeiçoados na próxima campanha

Fonte: Sebrae