Governador Wilson Witzel decreta estado de emergência

Notícias - 17/03/20

O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou estado de emergência em função do Covid-19, causado pelo coronavírus. A partir de hoje, 17, algumas medidas envolvendo estabelecimentos comerciais serão tomadas para evitar a proliferação da doença.

O presidente da ACIAP-BM, Bruno Paciello, reforça a responsabilidade dos empresários do município no combate ao coronavírus. “Estamos enfrentando um momento extremamente delicado para a saúde dos brasileiros. Todos possuem uma grande responsabilidade no controle da proliferação do Covid-19. Por isso, em nome de toda a diretoria da ACIAP-BM, peço para que o setor empresarial de Barra Mansa colabore seguindo as diretrizes do decreto do governador e da Organização Mundial da Saúde”, declarou.

Entenda como o decreto afeta a rotina de empresas do estado:

-Apenas as praças de alimentação de shopping centers poderão funcionar por apenas um turno

-Atendimentos em bares e restaurantes serão reduzidos a um terço das mesas

-A recomendação é que creches, clubes, cinemas e academias não funcionem durante o período de quarentena

-Estão proibidas atividades como shows, comícios e passeatas

Confira algumas diretrizes da Organização Mundial da Saúde direcionadas ao comércio para evitar o contágio:

-Mantenha o local arejado e higienizado

-Redobre a higienização de balcões de atendimento

-Disponibilize álcool em gel para a higienização das mãos de clientes e colaboradores

-Não convoque ou participe de reuniões

-Funcionários com suspeita da doença como tosse, febre e problemas respiratórios devem ser encaminhados ao médico imediatamente

-Não mantenha colaboradores com suspeita de coronavírus no ambiente de trabalho

-Fixe no estabelecimento as principais dicas para evitar a proliferação do vírus como:

*Não compartilhe talheres, copos e toalhas de rosto

*Utilize lenços descartáveis

*Ao tossir, utilize os braços para proteger a boca

*Não toque no rosto ou leve a mão na boca

Estas medidas são fundamentais para controlar a proliferação do coronavírus na nossa região, que já tem um caso confirmado. O Ministério da Saúde lançou o aplicativo ‘Coronavírus SUS’ para informar a população sobre os dados reais da doença e combater as fake News acerca do tema. Para baixa-lo, basta pesquisar o nome do aplicativo na loja virtual do seu celular.

Seja consciente! Todos são responsáveis pelo combate ao Covid-19! Cuide de você, da sua família, de seus colaboradores e clientes!