Comitiva do Sul Fluminense se reúne com diretor-presidente da EPL, em Brasília

Notícias - 25/10/19

Representantes de entidades empresariais da região Sul Fluminense se reuniram nesta quinta-feira, dia 24, em Brasília, com o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Arthur Lima. No encontro, que também contou com a participação do deputado federal Alexandre Serfiotis e do vereador de Barra Mansa, Daniel Maciel, foram discutidas demandas regionais relacionadas ao projeto de estruturação da Rodovia Presidente Dutra.

A concessão atual da via, hoje administrada pela CCR Nova Dutra, vencerá em março de 2021. No estudo de pré-viabilidade do novo projeto de concessão, desenvolvido pela EPL, o escopo do trecho concessionado foi aumentado de 402 km para 635 km de extensão, incluindo trechos da BR 101 (Rio-Santos) e do Arco Metropolitano.

Entre as principais demandas apresentadas pela comitiva estiveram a duplicação do trecho de descida da Serra das Araras, a não instalação de novas praças de pedágio na região e a construção de acessos a áreas que podem receber novos empreendimentos às margens da rodovia. "Esse é o caso da Zona Especial de Negócios (ZEN) de Barra Mansa, que aguarda a liberação e investimentos na obra de acesso ao local. Nosso pedido foi para que os processos de construção de acesos sejam desburocratizados, objetivando potencializar a economia do Sul Fluminense", argumentou Bruno Paciello, presidente da ACIAP Barra Mansa.

O volume médio diário de veículos na rodovia é de aproximadamente 42 mil. É a maior concessão rodoviária do país em termos de volume diário de tráfego. "É uma rodovia estratégica, tanto pela extensão e pelo volume de tráfego. O novo modelo de concessão deve ser muito bem estudado para melhorar o nível do serviço ofertado, assegurando maior fluidez e segurança aos usuários e comunidades no entorno", defendeu Arivaldo Corrêa Mattos, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC BM).

O coordenador do eixo mobilidade do Programa Lider, Péricles Aguiar, saiu animado do encontro. "O Arthur foi muito receptivo aos nossos pedidos. Se comprometeu a nos dar os retornos o mais breve possível, antes do II Fórum Líder que vamos promover em dezembro. Esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas", finalizou Péricles.

Além da ACIAP BM, CODEC BM e Programa Líder, participaram do encontro representantes da Sulcarj e do Cluster Automotivo do Sul Fluminense.

Fonte: Agência Dupla Criativa

Foto: Divulgação/EPL