O Poder da Oratória no Universo Empresarial

Eventos - 12/08/19

O austríaco Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, teve a ocasião de dizer, depois de suas pesquisas, que 60% dos problemas corporativos são atribuídos à comunicação deficiente. Disse isso no século passado, mas é tão atual e não damos conta do estrago que ela faz para o crescimento da empresa. Prejuízos enormes são contabilizados por falta de uma comunicação eficaz e assertiva.

Comunicação é um processo que divide-se em três partes: quem emite a mensagem, a mensagem e quem a recebe. Um profissional responsável, quando quer passar uma informação importante, esmera-se em conhecer o que irá comunicar (a mensagem), não obstante ele não consegue ser bem compreendido e os danos advindos disso todos nós já conhecemos. Isso acontece porque quando fala de algo se preocupa no que falar sem se ater no como falar. A aceitação e compreensão de uma mensagem passa, em mais de 80%, pelo como falar, como entregar a mensagem. Oratória é a arte do como falar, não somente para grandes plateias, mas para uma ou duas pessoas, também, a oratória tem um efeito muito produtivo.

Seja em vendas, reuniões de negócio, nas inteirações com sócios, fornecedores, liderados, em palestras, treinamentos, reunião de coordenação, enfim, toda relação corporativa depende de uma comunicação clara - nem demasiada concisa e nem prolixa - para crescimento da organização.

O como falar implica observações em nossa comunicação, não somente ao conteúdo que pretendemos passar, mas, sobretudo, em aspectos da comunicação não verbal. A postura corporal, voz e respiração fazem parte do nosso discurso, são elas responsáveis pela confirmação da mensagem. Uma pessoa que deseja informar algo verdadeiro que entregará valor, mas não consegue demostrar com postura corporal, vocal e respiratória, suas palavras não ganharão autoridade nem a credibilidade de que necessita e não atingirá o seu propósito.

Portanto, buscar uma postura congruente com o que fala, uma impostação vocal adequada, com ritmo, uma respiração diafragmática e natural conferirá ao sujeito do discurso autoridade e credibilidade, um resultado desejado por todos empreendedores.

Por: Manoel Palmeira

Professor de oratória e gestor do Instituto Ágora