ACIAP-BM integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa.

Notícias - 29/08/17

Durante uma reunião na sede da ACIAP-BM em 16 de fevereiro de 2016, o então presidente da Casa, Rafael Milton Teixeira Junior (2015-2017), sugeriu aos presidentes das entidades de classe e representativas do município a criação do Fórum de Desenvolvimento de Barra Mansa, com o objetivo de discutir ideias estratégicas para o desenvolvimento econômico da cidade, estabelecendo e executando ações.

Em abril a ACIAP-BM convidou o presidente do Sindicato das Empresas da Construção Civil do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), Mauro Campos, a apresentar o projeto 'O Futuro da Minha Cidade'. O convite aconteceu com o propósito de mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão de Barra Mansa.

A primeira reunião oficial do Fórum aconteceu em 08 de Agosto de 2016 na sede da ACIAP-BM. No mesmo mês, representantes de entidades empresariais de Barra Mansa e Volta Redonda visitaram o município paranaense de Maringá. O objetivo foi conhecer de perto as ações implementadas pelo projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’. O presidente em exercício na ocasião, Rafael Milton e seu vice - Rodrigo Amorim - além do ex-presidente Arivaldo Corrêa Mattos representaram a ACIAP-BM na visita ao lado de diretores das CDL´s de Barra Mansa e Volta Redonda, Sinduscon-SF; Metalsul, ACIAP VR, Sicomércio Barra Mansa e Volta Redonda, Sulcarj e Aescon.

Com sua criação, o Fórum foi ganhando força e sendo discutido com as entidades do município tendo como referência Maringá-PA e idealizando uma cidade diferente e planejada pela sociedade civil organizada, com programas de planejamento e desenvolvimento, identificando e mapeamento ideias.

As entidades fundadoras do Fórum de Desenvolvimento de Barra Mansa são: ACIAP-BM, Firjan, CDL-BM, Sicomércio BM, UBM, Sindicato Rural de Barra Mansa, Sulcarj, Sociedade Médica Barramansense, Sindpass, OAB-BM e Sescon Sul Fluminense, tendo como presidente Arivaldo Corrêa Mattos.

Em setembro do mesmo ano foi lançado o CODEC-BM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa - em um evento realizado no auditório do Sesi , reunindo cerca de 170 pessoas entre associados às entidades que compõem o fórum, convidados e autoridades. Na ocasião os candidatos a Prefeito assinaram um termo de apoio ao Conselho.

O CODEC-BM é uma instituição sem fins lucrativos e formada pela sociedade civil organizada, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e qualidade de vida do nosso município e região. As reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa acontecem semanalmente na sede da ACIAP-BM.

Desde sua criação, o CODEC-BM vem acompanhando a gestão municipal; recebeu a convite do Conselho, a visita e apoio dos vereadores eleitos; reuniões com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e com o prefeito Rodrigo Drable; participação em assuntos importantes para o município como o projeto de readequação ferroviária e implantação do centro de memórias no Parque da Cidade; dentre tantos outros.

Em agosto de 2017, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, e o CODEC-BM realizaram o lançamento oficial do Observatório Social de Barra Mansa durante a 19ª Flumisul. Idealizado pelo Conselho, o Observatório Social é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos. Um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, formado por cidadãos que se voluntariam com o objetivo de contribuir na melhoria dos gastos públicos, através de algumas frentes de trabalho, como fiscalização dos editais de licitação, educação fiscal, capacitação das micro e pequenas empresas para que participem das licitações, etc. Atualmente, a rede do Observatório Social do Brasil está presente em 19 estados e mais de 100 cidades. Os observatórios sociais surgiram no Paraná há dez anos e já alcançaram grandes conquistas como a redução de até 70% dos gastos públicos nas cidades em que atua.

Dirigido por uma diretoria executiva e conselhos administrativo e fiscal, o Observatório Social de Barra Mansa teve sua diretoria eleita para os próximos dois anos, durante o lançamento. O Conselho Administrativo é composto pelo presidente, José Marciano de Oliveira; vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros; Xisto Vieira Neto; vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças, Manoel dos Santos Duarte; vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia, Alicio José Camargo; vice-presidente para assuntos de controle social, William de Paiva Motta. Conselho Fiscal tem como membros titulares: Alberto dos Santos Pinto, Jair Francisco Gomes e Ana Cláudia Tressoldi; e como membros suplentes: Rafael Milton Teixeira Júnior, Luiz Flávio Vinciprova e Denyse Singulani.

A sede do Observatório Social de Barra Mansa é na Rua Cícero Cunha, nº 25, Centro, Barra Mansa. Quem quiser se voluntariar para ajudar nas atividades, entre em contato no telefone (24) 3323 3453. Os requisitos para o cadastro de voluntários são: não filiação político-partidária e não subordinação a órgãos públicos observados.